Como manter seu LAND ROVER como novo - 2

Como manter seu LAND ROVER como novo.

O segredo de manter seu LAND ROVER como novo é a manutenção preventiva.

A manutenção a cargo do cliente consiste em:

  1. Checar níveis de óleo

  2. Checar nível de fluído do radiador

  3. Checar luzes

  4. Checar funcionamento correto do cinto de segurança

Já a manutenção a cargo de oficinas ou de pessoas especializadas vai mais além e deve, preferencialmente, ser executada a cada 10.000km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro (alguns veículos recomendam a troca do óleo do carter a cada 5.000km).

Filtro de ar

O filtro de ar é um elemento muito importante para a manutenção do motor de seu LAND ROVER, uma checagem neste elemento é importante e, apesar de não fazer parte da manutenção a cargo do cliente, pode ser feita pelo mesmo sem nenhum problema.

O elemento do filtro de ar deve ser inspecionado juntamente com a revisão anual mas é muito importante que o proprietário esteja ciente de que, caso trafegue em uma estrada poeirenta ou pratique Off Road, uma checagem deve ser feita após esta prática, independentemente da quilometragem e do período.

A escolha do elemento do filtro de ar é muito importante também, as peças GENUINAS (na caixa LAND ROVER) devem ser preferidas, podendo também o proprietário optar por peças ORIGINAIS (OEM – Original Equipment Manufacturer – que oriunda de empresas que produzem as peças que equipam a linha de montagem) que tem conhecidamente a mesma qualidade e performance exigida pela LAND ROVER para montagem na linha de produção.

Procure sempre filtros de empresas de nome (preferencialmente OEM) e que sejam realmente para o seu modelo de LAND ROVER, filtros adaptados podem custar barato no início mas o custo de uma reforma no motor (por exemplo) pode sair muito caro!

Os filtros de ar são atualmente produzidos em papel, este material, especialmente desenvolvido para fins de filtragem, é vincado, dobrado e colado a uma estrutura metálica (no caso do DEFENDER) ou em material plástico (no caso de outros LAND ROVERS) para permitir uma área de filtragem maior, aumentando a sua durabilidade.

Pelo fato do material usado ser o papel, o proprietário deve estar ciente de que a umidade é sua maior inimiga, filtros molhados não devem ser reaproveitados nunca pois nos vincos e nas dobraduras, podem ocorrer falhas (aberturas) que permitirão a entrada de sujeira, podendo gerar sérios danos ao motor.

Pensando nisso fica fácil concluir que os filtros não devem ser limpos com ar comprimido, pelo simples fato de que o ar comprimido normalmente encontrado em postos de abastecimento ou mesmo gerados por compressores caseiros tem água (presente no ar em forma de vapor) que se condensa ao ser comprimida e sai diretamente pelo tubo, contaminando o filtro de ar. O mesmo compressor é lubrificado com óleo, este óleo também é arrastado e contamina o ar, impregnando o filtro e diminuindo a área de filtragem.

A melhor maneira de se limpar um filtro é batendo, inspecione o filtro procurando por aberturas, especialmente nos vincos, se não encontrar, bata-o em uma superfície mole (pode ser nos pneus se estes estiverem limpos) até que ele não solte mais poeira mas o melhor mesmo é trocar, este é um item onde não devemos economizar!

Siga as instruções constantes no manual do proprietário de seu LAND ROVER para escolher o filtro adequado e a periodicidade da troca.