Como manter seu LAND ROVER como novo - 1

Como manter seu LAND ROVER como novo.

 

O segredo de manter seu LAND ROVER como novo é a manutenção preventiva.

A manutenção a cargo do cliente consiste em:

  1. Checar níveis de óleo

  2. Checar nível de fluído do radiador

  3. Checar luzes

  4. Checar funcionamento correto do cinto de segurança

Já a manutenção a cargo de oficinas ou de pessoas especializadas vai mais além e deve, preferencialmente, ser executada a cada 10.000km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro (alguns veículos recomendam a troca do óleo do carter a cada 5.000km).

 

Óleo e filtro do motor (carter)

 

O óleo do carter é um fluído que tem diversas funções:

  1. Lubrificar o motor evitando o contato metal com metal

  2. Limpar o motor segurando as sujidades (sólidos) e os componentes indesejáveis da queima

  3. Resfriar partes do motor como turbina (caso dos motores a Diesel) e cabeças dos pistões

Com isso em mente, a montadora calcula a frequência da troca, não adianta, portanto, usar um óleo para “100.000 km” em um motor que teve o sistema calculado para trocar a cada 10.000 km!

Devido ao item 2) acima, temos ainda o problema da contaminação, o óleo do motor e todos os componentes do motor, sofrem com combustíveis adulterados, excesso de Enxofre (ou Sulphur, por isso o “S”) porque restos da combustão são perdidos pelos anéis e se arrastam para o carter, contaminando o óleo.

O Enxofre presente no combustível (tanto para motores ciclo Otto como ciclo Diesel) não é queimado e a parte que não sai pelo escapamento desce até o carter em forma de SOx (compostos oxidados de Enxofre) com a combinação destes óxidos com a umidade presente na atmosfera, temos o Ácido Sulfúrico, responsável pela chuva ácida.

Os compostos ácidos acabam por tornar o óleo mais viscoso (aumento da viscosidade) e denso, piorando a lubrificação especialmente nas partes altas dos motores. A troca do óleo na quilometragem recomendada leva isso em consideração.

Ainda sobre óleo do carter, o nível deve ser mantido ENTRE o mínimo e o máximo e deve ser checado sempre, a vareta deve ser totalmente inserida em seu local para que o nível possa ser medido. Na maioria dos veículos, entre o nível marcado como MÍNIMO e o MÁXIMO existe uma diferença de 1 litro, para se manter o nível MÉDIO (meio da vareta), preencha ½ litro se o nível estiver no MÍNIMO, não é saudável para o motor manter o nível acima do MÁXIMO e nem abaixo do MÍNIMO, ambos podem causar problemas.

O filtro do carter tem a função de filtrar partículas de sujeira provenientes do motor, do ar ou do combustível que poderiam contaminar o circuito de alta pressão, gerando danos ao motor.

O cálculo que a montadora realiza para saber o tempo e quilometragem da troca do óleo e do filtro leva em conta o número de vezes em que a quantidade total do óleo do carter (por exemplo 7 litros) irá passar pelo filtro. Em locais com alto índice de sujeira (poeira) ou queimando combustível com alto teor de Enxofre (p.ex S500) o período da troca de óleo deve ser dividida por 2 ou seja, se a recomendação é trocar a cada 10.000km o proprietário deve trocar a cada 5.000km.

Prefira sempre filtros GENUINOS ou OEM para aumentar a vida útil de seu LAND ROVER e siga as instruções constantes no manual do proprietário de seu LAND ROVER.

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