Land Rover 90, 110 e 130 - 1.983

Neste ano, a Land Rover lança o primeiro utilitário a utilizar molas helicoidais nos dois eixos, melhorando em muito as características dentro e fora de estrada de seus veículos.

Em 1.984, a Land Rover estendeu os benefícios que havia dado ao 110" e lançou o 90" (o Série III 88" continuou a ser produzido até então, na Inglaterra).

Os utilitários Land Rover ganharam também uma nova motorização, com 2.495cc 4 cilindros diesel (redesenhado, chamado NAD Normally Aspirated Diesel), 3.528cc V8 (somente disponível no 110") e o conhecido 2.286cc 4 cilindros gasolina que, em 1.985 passou a ter também as 2.495cc dos diesel.

Freios a disco nas rodas dianteiras, a tambor nas traseiras, tração integral nas 4 rodas com diferencial central (o mesmo usado nos Range Rover) foram mais algumas novidades para estas versões.

Muito poucos Land Rover destas versões vieram para o Brasil, mas é fácil reconhecer (apesar da semelhança com o Defender atual) pois ainda possuíam vidros laterais de correr (como nas versões Station Wagon do Série III) mesmo nas portas dianteiras.

Apesar da diferença na motorização, (os motores mencionados tinham muito menos potência que os atuais) os Land Rover mantiveram a parte mecânica (transmissão e suspensão) praticamente iguais até hoje, a menos de alguns detalhes, alguns até mesmo muito importantes, como a utilização da direção servo assistida, que não é mais um opcional atualmente, tornando-se um equipamento de série.

A direção servo assistida faz diferença na dirigibilidade na estrada, mas é no fora de estrada que este equipamento mostra que é praticamente imprescindível. É muito mais fácil e seguro dirigir um veículo fora de estrada munido de direção servo assistida, que um veículo sem este equipamento, principalmente em se tratando de um pesado 4x4 quando as rodas dianteiras estiverem completamente atoladas.

Logo depois do seu lançamento, a versão diesel ganhou turbo compressor, mas ainda tinham pouca potência e sofriam de problemas de aquecimento e pouca durabilidade.

Uma versão County, mais luxuosa, com diversos opcionais (teto solar, acabamento acarpetado, rodas metálicas com desenho especial e faixas na lateral) foi lançada, permitindo aos Land Rover uma utilização mais "civilizada" e com mais conforto.

Logo depois, os 110" e 90" ganharam vidros que desciam e portas inteiriças e ficaram muito mais parecidos com os Defender vendidos atualmente, na realidade, fica difícil notar a diferença sem abrir o capô, apenas o adesivo na grade frontal é diferente, e traz "LAND ROVER 110" ou "LAND ROVER 90" ao invés de simplesmente "DEFENDER".

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